Ética e avaliação imobiliária

Desde o início deste blogue temos vindo a afirmar que a avaliação imobiliária e, consequentemente, o perito avaliador de imóveis, têm normas que devem ser seguidas, quer sejam de carácter obrigatório ou facultativo.


No campo da ética para o imobiliário, foi criada por 130 associações profissionais relacionadas com o setor a “International Ethics Standards Coalition” (https://ies-coalition.org/), suportada ainda por diversas entidades governamentais, académicas e empresariais.


João Fonseca | Perito Avaliador de imóveis


Esta organização produziu um documento, intitulado “The International Ethics Standards”, um conjunto de princípios éticos que servirão como referência para garantir segurança e transparência no mercado, levando a condições que estimulem investimento e crescimento.

São dez os princípios éticos enunciados: responsabilidade, confidencialidade, conflitos de interesses, responsabilidade financeira, integridade, legalidade, reflexão, padrão de serviço, transparência e confiança.

É ainda de destacar que a reunião inicial que impulsionou a constituição desta organização teve lugar na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque e que pela primeira vez é criado, um conjunto global de princípios éticos de alto nível comum a todas as áreas do imobiliário, como, por exemplo, áreas de desenvolvimento urbano, construções e infraestruturas.

Finalmente, referir que qualquer entidade ligada ao imobiliário pode ser "IES Supporter". Este título é importante porque:

-É uma oportunidade de alinhar a marca de qualquer empresa com as novas melhores práticas internacionais.

-A empresa fica listada no site do IES

-Obtém a permissão para exibir um logotipo específico de "IES Supporter", dentro das diretrizes acordadas.

Aconselhamos vivamente a leitura!







Sobre o autor

(Este artigo foi elaborado por João Fonseca, avaliador imobiliário e perito avaliador de máquinas e equipamentos, registado na CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) com o registo PAI/2010/0019, membro 7313161 do RICS (Royal Institution of Chartered Seurveyors), RICS Registered Valuer, membro da TEGoVA e European Registered Valuer REV-PT/ASAVAL/2023/8, Vogal do Conselho Fiscal, Disciplinar e Deontológico da ANAI  (Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários), Membro do Conselho Científico ANAI (Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários), da Perito da Bolsa de Avaliadores da Câmara Municipal de Lisboa, Associate Thinker no blogue out-of-the-boxthinking.blogspot.pt. É coautor do livro “Reabilitação urbana sustentável”, ISBN 978-989-8414-10-6. Possui uma Pós-Graduação em “Gestão e Avaliação no Imobiliário” pela Católica Porto Business School e tem o curso de formação em “Avaliação Imobiliária” pela Escola Superior de Atividades Imobiliárias. Tem escritórios na Rua Pinto Bessa, 522, RC, Centro, Esquerdo, 4300-428 Porto e na Rua Visconde de Santarém, 75 C, 1000-286 Lisboa. É formador em avaliação imobiliária na empresa Domínio Binário. A Lei n.º 153/2015 de 14 de setembro regula o acesso e o exercício da atividade e a profissão dos peritos avaliadores de imóveis que prestem serviços a entidades do sistema financeiro nacional.)

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.