Classificação de centros comerciais

 Apesar de sermos adeptos fervorosos do comércio de rua, também somos atraídos por centros comerciais, que gostamos visitar e onde nos fazem sentir muito bem. Os nossos centros comerciais de eleição são o “Vasco da Gama”, em Lisboa, e o “Norteshopping”, no Porto.


O que importa no artigo de hoje é, com a ajuda da “International Council of Shopping Centers”, classificar os centros comerciais em função dos seus vários atributos. Antes de o fazermos vamos transcrever uma noção muito importante, que é o conceito de “Gross leasable area”, que o perito avaliador de imóveis não pode esquecer:

“The gross surface area available for renting. It is made up of the sum of gross commercial surface areas including, in addition to the retail sales area, all the storage, goods handling and processing areas as well as offices of the individual businesses operating within the Centre. It does not include plant and equipment rooms. It is expressed in square meters.”
(In “Valuation of shopping centres”, RICS professional guidance, Italy, 1st edition, December 2015).

João Fonseca | Centros comerciais | Perito avaliador de imóveis

Uma das classificações que podemos adotar é a referente à tipologia. Assim sendo, podemos dividi-los entre tradicionais e especializados. Os centros comerciais especializados são:

Espaços ao ar livre com lojistas especializados de médio e grande porte ("big boxes" ou "power stores") que são na maioria independentes (não ligados). Como em outros centros comerciais ao ar livre, têm um amplo estacionamento pavimentado no local, que está localizado em frente às lojas e na envolvente, ao nível do solo.

As lojas oferecem produtos a um preço de venda muito competitivo.

Superfícies comerciais ao ar livre ou em espaços fechados, com lojas de fabricantes e que vendem produtos de marca com desconto, vendendo “stocks” excedentes, mercadorias de épocas anteriores ou de venda lenta.

Normalmente não tem “lojas âncora”, embora algumas lojas de marca possam servir como tal, atraindo público.

Para categorias específicas de retalho, que podem ser “Leisure-Based” ou “Non-Leisure-Based”, conforme tenham ou não espaços como cinema, incluindo restaurantes e bares combinados com outros espaços de lazer.

Todos os outros centros comerciais podem ser considerados tradicionais e são divididos de acordo com a sua “Gross leasable area”:

-Muito grandes: GLA > 80.000 m2
-Grandes: GLA entre 40.000 m2 e 79.999 m2
-Medias: GLA entre 20.000 m2 e 39.999 m2
-Pequenas: GLA entre 5.000 m2 19.999 m2

Neste artigo escrevemos só sobre uma pequena parte de um mundo de conceitos. Ainda relacionado com este tema, deveríamos ter abordado os conceitos “Catchment área”, “Anchor stores”, “Communal spaces”, “Footfall”, que são muito importantes para os centros comerciais tradicionais.





Sobre o autor

(Este artigo foi elaborado por João Fonseca, avaliador imobiliário e perito avaliador de máquinas e equipamentos, registado na CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) com o registo PAI/2010/0019, membro 7313161 do RICS (Royal Institution of Chartered Seurveyors), RICS Registered Valuer, membro da TEGoVA e European Registered Valuer REV-PT/ASAVAL/2023/8, Vogal do Conselho Fiscal, Disciplinar e Deontológico da ANAI  (Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários), Membro do Conselho Científico ANAI (Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários), da Perito da Bolsa de Avaliadores da Câmara Municipal de Lisboa, Associate Thinker no blogue out-of-the-boxthinking.blogspot.pt. É coautor do livro “Reabilitação urbana sustentável”, ISBN 978-989-8414-10-6. Possui uma Pós-Graduação em “Gestão e Avaliação no Imobiliário” pela Católica Porto Business School e tem o curso de formação em “Avaliação Imobiliária” pela Escola Superior de Atividades Imobiliárias. Tem escritórios na Rua Pinto Bessa, 522, RC, Centro, Esquerdo, 4300-428 Porto e na Rua Visconde de Santarém, 75 C, 1000-286 Lisboa. É formador em avaliação imobiliária na empresa Domínio Binário. A Lei n.º 153/2015 de 14 de setembro regula o acesso e o exercício da atividade e a profissão dos peritos avaliadores de imóveis que prestem serviços a entidades do sistema financeiro nacional.)


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.