Key Performance Indicators na hotelaria
Nas minhas deambulações pela
internet, enquanto aguardo o jogo de futebol entre Portugal e Marrocos,
encontrei o site https://www.upstay.tech/
, com um manancial enorme de recursos sobre hotéis.
Chamou-me a atenção o separador “Hotel
Revenues”, em “Resources”, com um artigo muito ligeiro, mas não menos
interessante, sobre “Hotel Revenue Management Formulas: KPIs, Calculations
& Use Cases”.
O artigo invoca algumas das
fórmulas que utilizamos na avaliação de hotéis, com a particularidade de
acrescentar alguns comentários a que devemos prestar a máxima atenção:
“ADR is a KPI that shows your
hotel’s average revenue per occupied room per day. As it doesn’t include
empty rooms …”
“RevPAR takes all your
rooms into consideration to help you determine the performance of your
ADR and occupancy rate.”
“ADR doesn’t take empty rooms
into consideration, while RevPAR does. ADR shows how much revenue your every
booked room is generating on average, while RevPAR shows your revenue for all
rooms.
That’s why RevPAR is a more
important KPI to measure. A high RevPAR means a high occupancy rate, or a high
ADR (or both), which means better hotel performance and profitability.”
Enfim, o melhor é mesmo visitar a
página, porque existem outras matérias importantes de estudo. Por exemplo,
poderemos ler estes artigos:
-“Hotel GOPPAR: the Key Metric
for Business Health”
-“Hotel ADR: how to calculate it
right and how much is good enough”.
A
avaliação de hotéis é uma matéria abordada recorrentemente neste blogue.
Recomendo, a este respeito, a leitura do artigo escrito há cerca de dois anos:
“Em primeiro lugar, a adoção de
“cash-flow” a preços constantes, em detrimento de “cah-flow” a preços
correntes. De facto, quando exercemos a função de perito avaliador de imóveis utilizamos
sempre os fluxos de caixa descontados a preços constantes, qualquer que seja o
segmento de mercado imobiliário em que estejamos a avaliar.
Em segundo lugar, a realização da
estimativa a partir do EBITDAR (acrescentamos o “R” de rendas) e não a partir
do FCFF (Free Cash Flow to the Firm). Esta opção é vincada pelo facto de
existir um sistema de contabilidade universal no âmbito da gestão hoteleira.
Estamos a referirmo-nos, concretamente, ao “Uniform System of Accounts for the
Lodging Industry”, vulgarmente conhecido como USALI (apesar da obrigatoriedade
de se utilizar o SNC, como norma contabilística, em Portugal).
Finalmente, a utilização dos
binómios dormidas/número de quartos e preços/taxa de ocupação, como “drivers”
para a análise do mercado hoteleiro.”
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