Como estimar os custos de construção

João Fonseca | Perito Avaliador de Imóveis

 

Escrevo este artigo um pouco a reboque das continuadas informações de aumento recorrente dos custos de construção. Partilho três sítios da internet que contêm simuladores que podem ajudar o leitor a encontrar custos de construção atualizados:

 

-Gerador de preços da CYPE Ingenieros

De acordo com a explicação da ferramenta,

 

“O Gerador de preços é uma base de dados paramétrica e interactiva que permite ao utilizador obter o preço para o artigo escolhido atendendo aos materiais, equipamentos e processos construtivos seleccionados.

 

Gerador de preços inclui um novo sistema paramétrico, desenhado para contemplar a grande maioria das opções tipológicas, geográficas e económicas que influenciam o custo final da obra, ao mesmo tempo que integra produtos de fabricantes com todas as suas características.

 

O Gerador de preços da CYPE Ingenieros incorpora ajustes paramétricos que permitem ter em conta:

 

A zona geográfica do país para o qual se vai executar o projecto e os preços de mercado correspondentes (na secção Países com Geradores de preços de CYPE, pode consultar los países que dispõem de Gerador de preços).

 

No rendimento da mão de obra e maquinaria:

O volume da obra (superfície construída, etc.).

A tipologia: habitação unifamiliar, edifícios de habitação, vivendas em banda, etc.

A complexidade geométrica da planta tipo.

O número de pisos acima e abaixo do nível do solo.

A superfície média da planta.

O grau de dificuldade nos acessos da obra (centros urbanos pedonais, etc.).

A dificuldade topográfica do lote.

 

Nos preços de materiais e maquinaria:

O volume de compras (superfície construída, carteira de contratos)

As condições do mercado”

 

 

-Simular custo de reconstrução de moradias ou frações (SCRIM)



É um serviço da Associação Portuguesa de Seguradores.



Calcula o custo indicativo de reconstrução do imóvel, ou de uma fração do imóvel (apartamento), partindo do valor da área bruta indicada pelo utilizador e do valor atual do custo padrão por metro quadrado de um apartamento ou moradia de qualidade média, aplicando-lhe um conjunto de coeficientes majorantes ou minorantes que traduzem a influência de outros parâmetros característicos da qualidade, localização e arquitetura do imóvel, introduzidos pelo utilizador.



O simulador é aplicável a imóveis habitacionais de construção em alvenaria de pedra, blocos de betão sem laje, alvenaria com laje e betão com laje. Estão excluídos do simulador imóveis de construção em aço, madeira, construções modulares ou outro tipo de construção/materiais não indicados expressamente.



Na simulação não são considerados custos particulares com fundações especiais, muros de contenção ou contenções de fachadas bem como os custos associados a movimentações de terra, além das escavações necessárias para fundações e caves comuns.

 

 

-Plataforma Orçamentar.pt®

 

A plataforma orçamentar.pt® é um serviço gratuito colocado à disposição do utilizador para que este possa efetuar orçamentos de forma rápida, autónoma, intuitiva e automática.

 

Três ferramentas a ter em conta pelo perito avaliador de imóveis

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.