Informação estatística sobre turismo

João Fonseca | Perito Avaliador de Imóveis

 

Geralmente, o perito avaliador de imóveis certificado, ao buscar informação estatística gratuita sobre Turismo, costuma consultar os websites do Instituto Nacional de Estatística e do Turismo de Portugal, como o TravelBI.

 

No entanto, durante a leitura de um livro sobre Gestão Hoteleira, deparei-me com referências a algumas organizações internacionais que também disponibilizam dados estatísticos sobre turismo, hotelaria e temas correlacionados. Aqui ficam as suas indicações:

 

https://ec.europa.eu/eurostat/web/tourism

 

O Eurostat oferece estatísticas abrangentes sobre o turismo na União Europeia. Estas incluem dados sobre a capacidade e ocupação dos estabelecimentos turísticos, assim como sobre viagens turísticas. Estes dados são desagregados por diversas características da viagem e do turista, como destino, duração, meio de transporte utilizado, despesas e características sociodemográficas.

 

https://www.unwto.org/

 

A Organização Mundial do Turismo (OMT), uma agência das Nações Unidas, promove o turismo como impulsionador do crescimento económico, desenvolvimento inclusivo e sustentabilidade ambiental. A OMT também oferece apoio ao setor e contribui para o avanço do conhecimento e das políticas de turismo a nível global.

 

https://wttc.org/

 

A Associação Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) abrange toda a indústria de Viagens e Turismo, desde companhias aéreas e aeroportos a hotéis, grupos de hospitalidade, operadores turísticos, agências de viagens, empresas de cruzeiros, seguradoras e empresas tecnológicas.

 

https://www.oecd.org/cfe/tourism/

 

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) analisa e monitoriza políticas e mudanças estruturais que afetam o desenvolvimento do turismo a nível nacional e internacional.

 

É de salientar que estes websites também produzem relatórios e tutoriais de grande interesse para profissionais e investigadores do setor do turismo.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.