(continuação) O valor do solo apto para construção no Código das Expropriações


Referimos anteriormente que o valor do solo apto para construção se estimava em função do custo de construção, em que enquadramos a nossa opinião sobre este conceito, e deixamos implícito que esse valor seriam 15%.

No entanto, este valor não é de aplicação geral. De facto, conforme refere o artigo 26º número 9 do Código das Expropriações “… constituir, comprovadamente, uma sobrecarga incomportável para as infraestruturas existentes, no calculo do valor indemnizatório deverão ter-se em conta as despesas necessárias ao reforço das mesmas”. É então claro que este deve ser minorado.

Por outro, lado, caso o terreno a expropriar caia dentro do estipulado no número 7 do mesmo artigo, o valor deverá então ser majorado.

Gostávamos, neste ponto, de aconselhar a leitura da página 102 do livro “A Indemnização nas expropriações por utilidade pública” de BernardoSabugosa Portal Madeira.

2 comentários:

  1. O valor não é de 15%. É até 15% (para o terreno em bruto) podendo ser majorado até mais 10% pelas infraestruturas. No primeiro item (o nº 6) o normal é relativisar em relação ao concelho em si. Por exemplo em Coimbra os 15% poderão corresponder à zona de Celas, mas em Ceira dificilmente passará dos 10%. Também no preço por m2 (isto em relação ao post anterior) é possível, e desejável, mexer, visto os valores das portarias apenas servirem de referência. Mais difícil é explicar isto a alguns advogados que se agarram à aparente objectividade destes valores.

    ResponderEliminar
  2. Sou Corretor de imoveis na cidade de Itapema litoral de Santa Catarina, Brasil, estamos a sua disposição para parcerias.

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.