Rentabilidade no arrendamento

No artigo de hoje apresentamos uma pequena folha de cálculo, feita pela Formatos- Formadores e Consultores Associados L.da (agora também com presença em https://www.facebook.com/formatos.lda).

Pretende ser um pequeno contributo para todos os investidores menos informados e que estão a ser empurrados pela Banca e por algumas imobiliárias para o mercado de arrendamento. 



Pode ser descarregada em http://avaliarpatrimonio.blogspot.com

É um ficheiro de distribuição gratuita que queremos muito que seja partilhado e divulgado. A avaliação de imóveis não é uma disciplina complexa e está ao alcance de todos.

Temos no entanto que ressalvar alguns pormenores importantes, que não devem ser esquecidos quando da análise do investimento imobiliário: 

- A utilização do ficheiro não dispensa a consulta de um avaliador de património credenciado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM); 
- A taxa de imposto assumida para a realização de qualquer estimativa é de 28% (taxa liberatória); 
- Na elaboração da folha de cálculo foram unicamente assumidos como encargos despesas de condomínio, despesas com seguros e Imposto Municipal de Imóveis. 

Apesar de não ser um estudo exaustivo de análise da rentabilidade de um investimento imobiliário ajuda a perceber se o investidor está a tomar a opção correta.

4 comentários:

  1. Caro João,

    Dou-lhe os parabéns pelo seu excelente trabalho, realizado ao longo destes anos.

    Quanto a este simulador, parece-me faltar duas varíáveis muito importantes, mesmo para uma análise de rentabilidade preliminar.

    Uma vacancy rate e números de anos do contrato de arrendamento. No panorama actual não podemos considerar perpetuidades num contrato de 5anos. Nem que o nosso imóvel tem um income a 100%, existem sempre meses de incumprimento, meses que o imóvel está vago, sem se conseguir arrendar, etc.... Logo numa análise preliminar de sim ou não esses factores não devem ser deixados de fora.

    Abraço

    Nuno Correia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno,
      Obrigado pela simpatia das suas palavras.
      Assumidamente, este simulador não está completo e aconselho sempre a consulta a um perito avaliador porque cada caso é um caso.
      No entanto, pegando nas suas palavras, devemos sempre considerar uma "vacancy rate".
      Já quanto número médio de anos de contrato ele é incluído na estimativa da "vacancy rate"

      Eliminar
  2. Boa tarde, eu gostaria de saber onde faço o download da folha de calculo, visto não estar a conseguir encontrar.

    ResponderEliminar
  3. Tente o seguinte link, por favor:
    https://www.dropbox.com/s/xh60pcnwo4ltt4t/Simulador%20de%20arrendamento.xlsm?dl=0

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.