Centros comerciais
Apesar de sermos adeptos fervorosos do comércio de rua, também
somos atraídos por centros comerciais, que gostamos visitar e onde nos fazem
sentir muito bem. Os nossos centros comerciais de eleição são o “Vasco da Gama”, em
Lisboa, e o “Norteshopping”, no Porto.
O que importa no artigo de hoje é, com a ajuda da “International Council of Shopping Centers”,
classificar os centros comerciais em função dos seus vários atributos. Antes de
o fazermos vamos transcrever uma noção muito importante, que é o conceito de “Gross
leasable area”:
“The gross
surface area available for renting. It is made up of the sum of gross
commercial surface areas including, in addition to the retail sales area, all
the storage, goods handling and processing areas as well as offices of the
individual businesses operating within the Centre. It does not include plant
and equipment rooms. It is expressed in square meters.”
(In “Valuation
of shopping centres”, RICS professional guidance, Italy, 1st
edition, December 2015).
Uma das classificações que podemos adotar é a referente à
tipologia. Assim sendo, podemos dividi-los entre tradicionais e especializados.
Os centros comerciais especializados são:
Espaços ao ar livre com lojistas especializados de médio e
grande porte ("big boxes" ou "power stores") que são na
maioria independentes (não ligados). Como em outros centros comerciais ao ar
livre, têm um amplo estacionamento pavimentado no local, que está localizado em
frente às lojas e na envolvente, ao nível do solo.
As lojas oferecem produtos a um preço de venda muito
competitivo.
Superfícies comerciais ao ar livre ou em espaços fechados,
com lojas de fabricantes e que vendem produtos de marca com desconto, vendendo “stocks”
excedentes, mercadorias de épocas anteriores ou de venda lenta.
Normalmente não tem “lojas âncora”, embora algumas lojas de
marca possam servir como tal, atraindo público.
Para categorias específicas de retalho, que podem ser “Leisure-Based”
ou “Non-Leisure-Based”, conforme tenham ou não espaços como cinema, incluindo
restaurantes e bares combinados com outros espaços de lazer.
Todos os outros centros comerciais podem ser considerados
tradicionais e são divididos de acordo com a sua “Gross leasable area”:
-Muito grandes: GLA > 80.000 m2
-Grandes: GLA entre 40.000 m2 e 79.999 m2
-Medias: GLA entre 20.000 m2 e 39.999 m2
-Pequenas: GLA entre 5.000 m2 19.999 m2
Neste artigo escrevemos só sobre uma pequena parte de um
mundo de conceitos. Ainda relacionado com este tema, deveríamos ter abordado os
conceitos “Catchment área”, “Anchor stores”, “Communal spaces”, “Footfall”, que
são muito importantes para os centros comerciais tradicionais.
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