Custo do endividamento e a avaliação de imóveis


Foi durante uma excelente ação de formação lecionada pelo Hugo Araújo, sobre avaliação de empresas, que descobri um sítio da internet muito interessante para os peritos avaliadores de imóveis.

Este sítio da internet permite encontrar o valor do custo do endividamento, o que é muito útil para a estimativa da wacc na avaliação imobiliária.

O endereço do sítio é:


O que também torna esta ferramenta muito interessante é que podemos fazer uma análise comparada entre os vários países, visualizar essa informação em um gráfico e ainda descarregar a análise para um ficheiro em “excel”.

O gráfico que mostramos compara o custo do endividamento para as famílias, entre Portugal e a Alemanha.

João Fonseca | Euro-Area-Statistics | 919375417


Relembramos ainda que o custo do endividamento é uma ferramenta importante para o perito avaliador de imóveis encontrar a taxa de atualização (wacc).

Quando estimamos a taxa de atualização ou de desconto que aplicamos nos de fluxos de caixa descontados, muito utilizados na avaliação de património, a noção a que mais recorremos é a de custo médio ponderado de capital (weighted average cost of capital - wacc).

A wacc é estimada pela seguinte fórmula:

em que:
D – % de capital alheio na estrutura de capitais
S – % de capital próprio na estrutura de capitais
rd – Taxa de custo da dívida
rs – Taxa de custo do capital próprio
t – Taxa marginal de imposto

Em termos teóricos, a estimativa deve ser feita a partir de transações correntes no mercado para ativos semelhantes ou a partir do custo médio ponderado de capital de uma entidade cotada em bolsa. No entanto, estas informações poderão não estar disponíveis o que não nos poderá impedir de estimar o seu valor.

Obrigado Hugo!

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.