Serviced Apartments

Já escrevemos várias vezes que em algumas semanas sofremos da síndrome da página em branco. Não é fácil ter assunto para escrever todas as semanas sobre imobiliário, ininterruptamente, desde o ano de 2011, com a preocupação nem sempre conseguida de não repetir temas.


Quando a síndrome aparece temos sempre aqueles sítios da internet onde recorrer, que sabemos que têm sempre assuntos de interesse para partilharmos. Um desses sítios é a HVS.


A HVS é uma empresa de consultoria global, com mais de 300 pessoas em 50 escritórios, em todo o mundo, com experiência em tudo o que diga respeito a “hospitality”: hotéis, restaurantes, casinos, campos de golfe, entre outros. Reforçamos que esta página da internet é de visita obrigatória para o perito avaliador de imóveis.


Pois foi aqui que encontramos mais um artigo de excelência, intitulado “The Serviced Apartment Sector in Europe – Changing Gears?”, da autoria de Maria Coll  e Arlett S Hoff.


Convém, sucintamente, tentar definir o que são “Serviced Apartments”. “Serviced Apartments” são apartamentos totalmente mobiliados, disponíveis para estadias de curta e longa duração, com “amenities” de uso diário, serviço de limpeza e uma variedade de outros serviços, todos incluídos no preço do arrendamento. Oferecem instalações muito parecidas com um hotel tradicional, mas com mais espaço e privacidade, como em nossa casa, para que se possa viver como um morador local, ao viajar, mas a um custo muito mais baixo.

João Fonseca | Serviced Apartments

Voltando ao artigo, as autoras explicam que este mercado tem resistido melhor à tempestade devido a alguns fatores-chave que mostram uma maior resiliência a uma mudança repentina e fundamental na procura. Neste artigo, as autoras examinam as inovações recentes no setor, apresentam uma atualização de desempenho e exploram a oferta de “Serviced Apartments” na Europa.


Terminamos com três curiosidades, segundo as autoras:


- O modelo de negócios subjacente do setor de apartamentos com serviços é caracterizado por pessoal e serviços limitados devido a uma estadia média mais longa, traduzindo-se em uma estrutura operacional muito enxuta e, portanto, uma atraente margem de lucro operacional bruto (geralmente em torno de 45-65%).


-Uma das transações de “Serviced Apartements” ocorreu na cidade do Porto, com a transação do “Palácio dos Condes de Azevedo”;


-A multinacional Locke tem prevista uma abertura, em 2022, de 369 unidades.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.