O que todo o comprador de uma casa deve saber sobre uma avaliação

Nós temos referido, recorrentemente, como instituições que determinam as normas de avaliação, o International Valuation Standards Council, o TEGoVA e o RICS. Na verdade, existem outras organizações com relevância na avaliação de imóveis, principalmente no continente americano, que também são de muito interesse. Uma das organizações é a The Appraisal Foundation.


The Appraisal Foundation é a principal autoridade americana que regula a profissão de perito avaliador de imóveis, definindo padrões e qualificações, com autorização do Congresso dos Estados Unidos, tendo a sua sede em Washington.


João Fonseca | Appraisal Foundation

É mais um site da internet de visita obrigatória do perito avaliador de imóveis, atendendo ao manancial de informação que disponibiliza ao público em geral. Adivinhando-se, infelizmente, mais um confinamento geral, por culpa do SARS CoV 2 e da Covid 19, não faltará, certamente, tempo para passar lá.


Neste artigo, vamos fazer referência a uma publicação que na sua versão original tem o título de “What Every Homebuyer Should Know About Appraisals”.


Permitimo-nos ao abuso de transcrever, com tradução nossa, algumas frases da referida publicação, que são marcantes:


-Todas as “opiniões” são avaliações? As avaliações são preparadas apenas por avaliadores licenciados ou certificados pelo estado e seu trabalho deve estar em total conformidade com os Padrões Uniformes de Prática de Avaliação Profissional (USPAP). Avaliações alternativas (não compatíveis com a USPAP) incluem AVMs (Automated Valuation Models), avaliações computadorizadas que podem ser usadas por um credor para uma hipoteca em algumas circunstâncias, BPOs (Broker Price Opinions), elaborado por um corretor de imóveis (Broker) e CMAs (Comparable Market Analysis), elaborado por um agente imobiliário para ajudar a decidir o preço pedido. Estas duas ultimas não podem ser usadas por um credor para uma hipoteca.


-Quem é o avaliador? Um profissional que todas as partes envolvidas esperam que realize serviços de avaliação com competência e de maneira independente, imparcial e objetiva.


-Bandeiras vermelhas (que podem indicar uma avaliação mal preparada):


.comparar propriedades que nunca consideraríamos comprar com a propriedade em questão

.usar dados incorretos.

.fazer ajuste insistentes entre comparáveis (lembram-se do artigo “Homogeneização na Avaliação Imobiliária: eu não faço?”)

.fazer ajustes inconsistentes de uma venda comparável para outra.

.incluir ou omitir informações que resultem em um relatório enganoso

.desenvolver uma gama muito ampla de valores ajustados finais entre as vendas comparáveis usadas na avaliação.

 

Bem, mas o melhor, mesmo, é ler a publicação! 

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.