Love or list it!

Confessamo-nos espectadores atentos do programa televiso “Love or list it!”, que passa atualmente na “SIC Mulher”.


(Embora esteja a passar a versão americana, somos mesmo fãs da versão australiana!).


O conceito é muito simples, um casal tem que escolher entre uma casa nova ou aceitar a casa remodelada a partir de um orçamento pré-determinado.


Além de uma meia hora bem passada, o que retiramos deste programa?


Em primeiro lugar, a facilidade com que se fazem e desfazem paredes. De facto, é um tipo de construção a que não estamos habituados.


Depois, o que é mais importante: quando fazemos obras não acrescentamos custos de construção, mas sim valor! Para o Perito Avaliador de Imóveis existe uma diferença muito grande, em termos conceptuais, entre custo e valor.


João Fonseca | Perito Avaliador de Imóveis | Love or list it!


Partilhamos um pouco do que podem ler num artigo já publicado, em que distinguíamos claramente os conceitos de preço, custo e valor:


“- O custo de um imóvel é a quantidade de unidades monetárias que foram utilizadas para a sua conceção;


- O preço de um imóvel é, basicamente, aquilo que pagamos por ele, e que pode diferir da perceção do que os outros têm quanto ao seu valor;


- O valor de um imóvel é uma estimativa do preço que poderá ser pago pela transação do imóvel ou dos benefícios económicos da sua posse.


Um pequeno exemplo:


“ (…)  Parecem-nos ajustadas as seguintes conclusões:


- O Preço e o Custo são factos que resultam da perspetiva em que nos encontramos, neste caso entre comprador e empresa de construção civil. Por outro lado, o valor é uma estimativa de quanto um imóvel pode valer no mercado;


- O Preço de um imóvel pode ser diferente do seu Valor de mercado. (…)”.









(Este artigo foi elaborado por João Fonseca, perito avaliador de imóveis e perito avaliador de máquinas e equipamentos, registado na CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) com o registo PAI/2010/0019, membro 7313161 do RICS (Royal Institution of Chartered Seurveyors), RICS Registered Valuer, membro da TEGoVA e European Registered Valuer REV-PT/ASAVAL/2023/8, Vogal do Conselho Fiscal, Disciplinar e Deontológico da ANAI  (Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários), Perito da Bolsa de Avaliadores da Câmara Municipal de Lisboa, Associate Thinker no blogue out-of-the-boxthinking.blogspot.pt. É coautor do livro “Reabilitação urbana sustentável”, ISBN 978-989-8414-10-6. Possui uma Pós-Graduação em “Gestão e Avaliação no Imobiliário” pela Católica Porto Business School e tem o curso de formação em “Avaliação Imobiliária” pela Escola Superior de Atividades Imobiliárias. Tem escritórios na Rua Pinto Bessa, 522, RC, Centro, Esquerdo, 4300-428 Porto e na Rua Visconde de Santarém, 75 C, 1000-286 Lisboa. É formador em avaliação imobiliária na empresa Domínio Binário. A Lei n.º 153/2015 de 14 de setembro regula o acesso e o exercício da atividade e a profissão dos peritos avaliadores de imóveis que prestem serviços a entidades do sistema financeiro nacional.)


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.