Outras métricas na avaliação de hotéis.
A avaliação de hotéis tem sido um tema recorrente neste
blogue. Recordo, por exemplo, os seguintes artigos:
Aqui foram abordados os conceitos mais utilizados na avaliação de hotéis, como sejam a taxa de ocupação (OCC- Occupancy), preço médio diário (ADR- Average Daily Rate) e rendimento por quarto disponível (RevPar- Revenue Per Avaiable Room).
-Técnicas
de avaliação de hotéis
A técnica designada “Income
Capitalization – DCF Approach”, que assume que a unidade hoteleira está 10
anos na posse do proprietário, para cada ano estima o potencial comercial da
unidade e o seu resultado operacional e que ao fim dos 10 anos a vende. No
fundo, estima para cada ano o EBITDA.
É curioso que esta técnica entra em oposição de outras, em
que se procede à atualização do FCFF (Free Cash Flow to the FIRM) e não do
EBITDA.
-Múltiplos
na avaliação de hotéis
Apresentada a utilização de múltiplos, que é uma técnica de
avaliação por comparação, em que assumimos o valor de um ativo com base no
valor de ativos semelhantes existentes no mercado. São então calculados índices
que traduzem a relação de valor dos ativos com medidas financeiras específicas,
como vendas, EBITDA, EBIT ou valor contabilístico.
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Qualquer perito avaliador
de imóveis deve dedicar parte do seu tempo a atividades de formação. Assim
sendo, pusemos “pés ao caminho” e inscrevemo-nos na formação organizada pela
ASAVAL “Avaliação de Unidades Hoteleiras”, ministrada por Gilberto Martins, economista,
Mestre em Turismo e consultor do mercado imobiliário, com particular
participação no mercado da hotelaria. Neste momento, é Gilberto Martins é o “Regional
Business Development” da CBRE Algarve e “Partner” na Neoturis.
Gilberto Martins chamou a atenção aos alunos do curso para
outras métricas muito interessantes na avaliação de hotéis e que não são muito faladas:
-Fair Share, que é o quociente entre o número de quartos
disponíveis do hotel e o número total de quartos disponíveis no mercado.
Importante para analisar como o hotel se posiciona no seu mercado competitivo.
-Índice de penetração, que é o quociente entre o número de
noites vendidas e o número de noite calculadas pelo Fair Share. Aqui podemos
verificar qual é a nossa posição no mercado.
-TRevPar, que é a receita total por quarto, incluindo extras
como pequeno-almoço, minibar e outros serviços.
-GOPPAR, que é o resultado operacional por quarto disponível.
Existem ainda outros conceitos abordados no curso. De facto,
esta formação, que vai na sua quinta edição, está a ser uma experiência interessantíssima.
No fim disto tudo, temos dois concelhos a dar:
-Que a ASAVAL continue com a promover esta formação;
-Que todos os colegas a frequentem!
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