A avaliação de imóveis e os estudos de mercado.

 

A convite do irrequieto Paulo Fernandes, coração da Domínio Binário e editor da revista “Imobiliário em direto”, escrevemos um artigo com o título “A avaliação de imóveis e os estudos de mercado”.


Neste artigo, resumimos de uma forma muito sucinta a evolução da avaliação de imóveis e da atividade do perito avaliador de imóveis, desde a existência legal de “louvados”, a inscrição na CMVM- Comissão do Mercado de Valores Mobiliários até às organizações internacionais que regulam, de alguma forma, a atividade.


Reforçamos a exigência ética destas organizações internacionais, para além da exigência de sólidos conhecimentos técnicos. Recordamos que qualquer uma destas organizações, e também as associações de peritos avaliadores de imóveis, proíbem, por imperativos éticos, que a remuneração dos peritos avaliadores de imóveis esteja indexada ao valor de avaliação.


João Fonseca | Perito Avaliador de Imóveis


É este o motivo por que achamos que os consultores imobiliários não devem estimar o valor dos imóveis que promovem, nos seus estudos de mercado. É que estão a indexar a sua remuneração ao valor da avaliação. Mesmo sabendo da sua seriedade e competência, “A mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta.”


Com isto, não queremos dizer que este trabalho deva sair da esfera das empresas de mediação. Replicamos então o conceito de “muralha da China” do Red Book do RICS, sugerindo que as equipas que estimam o valor dos imóveis sejam totalmente independentes das equipas de mediação.


É um esforço adicional que é proposto a estas empresas, mas que pode ser minimizado, constituindo equipas reduzidas, lideradas pela gestão de topo, com a ajuda de ferramentas digitais ao dispor de todos.


Lembramo-nos, por exemplo, de uma ferramenta de qualidade, a plataforma Reatia. Indexa anúncios de imóveis, cria e trata bases de dados com informação proveniente de portais imobiliários e de agências imobiliárias, entre outras fontes. Adicionalmente, ajuda na avaliação de imóveis, com a utilização de AVM-  Automated Valuation Models, podendo mesmo fornecer relatórios personalizados.


Fica assim o embrião de como se poderá começar a pensar na constituição de “muralhas da China” nas agências imobiliárias, separando claramente mediadores dos responsáveis pelos intervalos de valor que são propostos aos clientes.  


E já agora, pensar que isto também pode ser um trunfo comercial…

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