A yield imobiliária por comparação internacional

Dei por mim a folhear aquele que considero o melhor livro sobre investimentos imobiliários: "Análise de investimentos imobiliários", de autoria de João Carvalho das Neves, Joaquim Montezuma e Amaro Laia, ISBN 978-972-47-4063-8, editado pela Texto.  


Lá pela página 98 encontrei um capítulo que dá o nome ao título deste artigo.


(Aproveito para chamar a atenção aos autores que o livro está esgotado – ao que parece – e que está na hora de surgir mais uma edição!).




Este capítulo é muito interessante porque deixa pistas de como o perito avaliador de imóveis pode estimar “yields” em mercados onde existe pouca informação (Portugal é um exemplo), através de informações disponíveis em mercados transparentes. São mostradas duas metodologias, mas neste artigo só vamos referir aquela que nos parece mais simples de implementar. Nesta metodologia é utilizada a fórmula de Fisher:


1+ r = (1 + rr) x (1+i)

Em que:


r – Taxa de juro nominal

rr – Taxa de juro real

í – Taxa de inflação


Este artigo é só um lamiré para o assunto. Sé lendo o livro é que teremos a perceção correta da metodologia. Para facilitar a explicação, e também por preguiça, vou mostrar o exemplo que é apresentado (perdoem-me os autores):


-Yield imobiliária em Inglaterra (all property yield): 6%


-Taxa de inflação em Inglaterra: 2,04%


-Yield imobiliária real em Inglaterra, obtida através da fórmula de Fisher: (1,06 / 1,0204) – 1 = 3,88%


Transcrevendo os autores: “Sabendo-se que a inflação em Portugal no mesmo período era de 2,1%, concluía-se que a yield do imobiliário nesse ano deveria ser em Portugal no mínimo 6,06% para compensar o diferencial de inflação”.


1,0388 x 1,021 -1 =  6,06%


Concluem os autores que este valor tem que ser competitivo com as oportunidades de investimento no mercado do Reino Unido.


Uma abordagem interessante, que merece mais reflexão! 




Sobre o autor

(Este artigo foi elaborado por João Fonseca, perito avaliador de imóveis e perito avaliador de máquinas e equipamentos, registado na CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) com o registo PAI/2010/0019, membro 7313161 do RICS (Royal Institution of Chartered Seurveyors), RICS Registered Valuer, membro da TEGoVA e European Registered Valuer REV-PT/ASAVAL/2023/8, Vogal do Conselho Fiscal, Disciplinar e Deontológico da ANAI  (Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários), Membro do Conselho Científico ANAI (Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários), da Perito da Bolsa de Avaliadores da Câmara Municipal de Lisboa, Associate Thinker no blogue out-of-the-boxthinking.blogspot.pt. É coautor do livro “Reabilitação urbana sustentável”, ISBN 978-989-8414-10-6. Possui uma Pós-Graduação em “Gestão e Avaliação no Imobiliário” pela Católica Porto Business School e tem o curso de formação em “Avaliação Imobiliária” pela Escola Superior de Atividades Imobiliárias. Tem escritórios na Rua Pinto Bessa, 522, RC, Centro, Esquerdo, 4300-428 Porto e na Rua Visconde de Santarém, 75 C, 1000-286 Lisboa. É formador em avaliação imobiliária na empresa Domínio Binário. A Lei n.º 153/2015 de 14 de setembro regula o acesso e o exercício da atividade e a profissão dos peritos avaliadores de imóveis que prestem serviços a entidades do sistema financeiro nacional.)

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.