Conceitos associados a centros comerciais

A avaliação de centros comerciais é uma matéria de extrema complexidade para o perito avaliador de imóveis, pois é necessário ter presente um conjunto de conceitos específicos desta atividade comercial e, também, pela falta de informação disponível.


Já aqui abordamos esta temática, no artigo “Centros Comerciais”, em que, de acordo com a “International Council of Shopping Centers”, classificamos os centros comerciais (Retail Park, Factory Outlet, Theme-Oriented Centre …) em função dos seus vários atributos.



Agora, vamos recordar outros conceitos igualmente importantes:


-Lojas âncora: são lojas de retalho ou serviços que constituem o principal ponto de atração de um centro comercial e que contribuem de forma significativa para a geração de tráfego de consumidores (qual é o centro comercial que não tem uma média/grande superfície ou uma Zara, passe a publicidade?).


-Área de captação: define a zona geográfica de influência do centro comercial, ou seja, a área e a população a partir das quais o centro comercial atrai visitantes e clientes. A sua dimensão e extensão variam em função da natureza e importância dos negócios a operar no centro comercial, da densidade demográfica da área, da existência de barreiras naturais ou artificiais, da rede viária e também da presença de concorrentes.


-Áreas comuns: são todas as áreas e estruturas do centro comercial que não sejam de uso exclusivo de nenhum dos inquilinos, mas sim utilizadas em conjunto por todas as lojas e pelo público. Podem estar localizados dentro do centro comercial (áreas de acesso, praças de alimentação, …), ou fora dele (estacionamentos, espaços verdes comuns e outros elementos decorativos e de sinalização, ….).'


-Foofall (termo de difícil tradução!): corresponde ao número de compradores que visitam uma loja ou negócio num determinado período de tempo. Tendo uma relação direta com as receitas de vendas de um lojista, as tendências de movimentação fornecem um indicador de crescimento útil e ajudar os investidores a entender o aumento (ou declínio) nas vendas de uma loja ou negócio.


Existem ainda alguns importantes que justificam um artigo separado e que tem relação com os conceitos de renda variável e renda mínima garantida.

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