Conceitos associados a centros comerciais
A avaliação de centros comerciais é uma matéria de extrema complexidade para o perito avaliador de imóveis, pois é necessário ter presente um conjunto de conceitos específicos desta atividade comercial e, também, pela falta de informação disponível.
Já aqui abordamos esta temática, no artigo “Centros
Comerciais”, em que, de acordo com a “International
Council of Shopping Centers”, classificamos os centros comerciais (Retail
Park, Factory Outlet, Theme-Oriented Centre …) em função
dos seus vários atributos.
Agora, vamos recordar outros conceitos igualmente importantes:
-Lojas âncora: são lojas de retalho ou serviços que
constituem o principal ponto de atração de um centro comercial e que contribuem
de forma significativa para a geração de tráfego de consumidores (qual é o
centro comercial que não tem uma média/grande superfície ou uma Zara, passe a
publicidade?).
-Área de captação: define a zona geográfica de influência do
centro comercial, ou seja, a área e a população a partir das quais o centro
comercial atrai visitantes e clientes. A sua dimensão e extensão variam em
função da natureza e importância dos negócios a operar no centro comercial, da
densidade demográfica da área, da existência de barreiras naturais ou
artificiais, da rede viária e também da presença de concorrentes.
-Áreas comuns: são todas as áreas e estruturas do centro
comercial que não sejam de uso exclusivo de nenhum dos inquilinos, mas sim
utilizadas em conjunto por todas as lojas e pelo público. Podem estar
localizados dentro do centro comercial (áreas de acesso, praças de alimentação,
…), ou fora dele (estacionamentos, espaços verdes comuns e outros elementos
decorativos e de sinalização, ….).'
-Foofall (termo de difícil tradução!): corresponde ao número
de compradores que visitam uma loja ou negócio num determinado período de
tempo. Tendo uma relação direta com as receitas de vendas de um lojista, as
tendências de movimentação fornecem um indicador de crescimento útil e ajudar
os investidores a entender o aumento (ou declínio) nas vendas de uma loja ou
negócio.
Existem ainda alguns importantes que justificam um artigo
separado e que tem relação com os conceitos de renda variável e renda mínima garantida.
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